Bolsonaro chama operação da PF de “suprema humilhação” após ser alvo de mandado do STF

“SUPREMA HUMILHAÇÃO” – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou como “suprema humilhação” a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (18), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação incluiu mandados de busca e apreensão, além de medidas restritivas contra o ex-presidente.

Durante coletiva, Bolsonaro afirmou: “Sou ex-presidente da República. Tenho 70 anos de idade, isso é uma suprema humilhação”. Na operação, agentes da PF encontraram US$ 14 mil em espécie na casa do ex-presidente. Bolsonaro alegou que o valor foi declarado ao Banco do Brasil.

Uma das linhas de investigação envolve a suspeita de tentativa de fuga do país. Por isso, Moraes proibiu o ex-presidente de se aproximar de embaixadas, consulados ou manter contato com autoridades estrangeiras. Também foi imposta a restrição de recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, além do uso de tornozeleira eletrônica.

Na decisão, Moraes escreveu que Bolsonaro teria condicionado o fim da “taxação/sanção” contra as big techs à sua própria anistia, o que, segundo o ministro, seria uma “atuação criminosa”. O magistrado afirmou que a soberania nacional não pode ser negociada ou extorquida.

Bolsonaro, por sua vez, negou qualquer plano de fuga ou articulação golpista: “Sair do Brasil é a coisa mais fácil que tem. Nada me coloca em plano golpista que não existiu”.

Fonte: Globo News