O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta quarta-feira (6) que a Câmara dos Deputados deve pautar, já na próxima semana, dois temas sensíveis: a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro e mudanças no foro privilegiado. A declaração foi feita após reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários.
Segundo Sóstenes, o objetivo é restaurar as prerrogativas do Congresso diante do que chamou de “submissão” ao Judiciário. “O momento do país é gravíssimo, temos o Legislativo de cócoras para o Judiciário”, afirmou, em crítica direta à atuação do STF. “Hugo Motta pediu aos líderes que construíssem o compromisso de pautar, na próxima semana, a mudança do foro privilegiado para acabar com a chantagem que muitos parlamentares sofrem por parte de alguns ministros do Supremo”, completou.
A sessão da Câmara foi marcada por protestos da oposição, que ocupou a Mesa Diretora em reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que decretou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Após negociação, Motta retomou o comando da sessão.
A mobilização faz parte da estratégia da oposição para pressionar o Congresso a avançar com a anistia e o pedido de impeachment de Moraes. Governistas, no entanto, negam que Hugo Motta tenha se comprometido com essas pautas.