PF deflagra Operação Atadura na Paraíba e prende suspeitos de usar aeroporto para entrada de cocaína

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), a Operação Atadura, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. O grupo utilizava o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em Bayeux, como rota de entrada de cocaína na Paraíba.

A investigação teve início em 29 de janeiro de 2025, quando uma mulher foi presa em flagrante transportando cerca de 3 kg de cocaína presos ao corpo. A partir da análise dos dados obtidos na ocasião, os agentes identificaram uma rede criminosa estruturada, com ramificações em diversos estados do país.

Nesta fase da operação, além das diligências investigativas, a PF cumpriu dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal. Os investigados deverão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, ambos na modalidade interestadual, cujas penas podem chegar a 25 anos de reclusão, além da aplicação de multa.

O nome da operação faz referência à forma utilizada para ocultar a droga junto ao corpo da transportadora, simbolizando também o vínculo entre os integrantes da organização criminosa.

As investigações continuam, com foco na identificação completa da cadeia de atuação do grupo e no combate às estruturas logísticas usadas para o tráfico de drogas em aeroportos do país.