A Secretaria de Estado da Saúde e a Central de Transplantes confirmaram a realização do primeiro transplante infantil de coração da história da Paraíba. O procedimento ocorreu na última sexta-feira (21) e marcou um avanço significativo na capacidade do estado em cirurgias de alta complexidade.
O órgão foi captado no Hospital de Trauma de Campina Grande e destinado a um adolescente de 14 anos, natural de Santana dos Garrotes, que enfrentava uma cardiopatia rara. Ele foi transferido do Sertão até o Hospital Metropolitano, em Santa Rita, em uma aeronave do Grupo Aeromédico de Resgate da Paraíba.
Pela primeira vez, o coração foi transportado por helicóptero da Secretaria de Saúde, cuja equipe havia concluído um treinamento especializado apenas dois dias antes da operação. O uso da aeronave garantiu maior agilidade e segurança durante todo o processo de captação e entrega do órgão.
Com o procedimento, a Paraíba contabiliza 202 transplantes realizados somente este ano. Ainda assim, 806 pessoas continuam na fila de espera por um órgão no estado.
Fonte: MaisPB