Uma ação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO-PB) cumpriu, nesta quinta-feira (27), ordens judiciais contra suspeitos de integrar o núcleo de liderança responsável por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes na Região Metropolitana de João Pessoa. A ofensiva recebeu o nome de Operação Lux.
Segundo a Polícia Federal, estão sendo executados 11 mandados de prisão preventiva, além de buscas, apreensões e sequestro de bens ligados aos investigados. As decisões partiram da 2ª Vara Regional das Garantias da Capital e se concentram em residências e estabelecimentos de João Pessoa, com um dos alvos localizado no estado de São Paulo.
Entre os investigados estão lideranças de facções criminosas que, de acordo com o delegado Bruno Victor Germano, continuavam atuando de dentro de presídios, comandando ações como tráfico, roubos e lavagem de capitais.
A PF destacou que as investigações revelaram uma estrutura criminosa sofisticada, dividida em um núcleo operacional e outro financeiro, dedicado a ocultar e movimentar recursos ilícitos.
Durante o cumprimento das diligências, foram apreendidos celulares, computadores e quantias em dinheiro.
A FICCO/PB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Administração Penitenciária do Estado.
Fonte: MaisPB