Carla Zambelli renuncia ao mandato e suplente assume vaga na Câmara

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou oficialmente, neste domingo (14), à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, a renúncia ao seu mandato parlamentar. Diante da decisão, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a imediata convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP), que passa a assumir o cargo como titular.

Adilson Barroso já havia exercido o mandato em outras três ocasiões nesta legislatura, sempre na condição de suplente. Com a renúncia de Zambelli, ele assume definitivamente a vaga deixada pela parlamentar.

A renúncia ocorre poucos dias após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar, na quinta-feira (11), a decretação da perda do mandato da deputada e a convocação do suplente. A decisão judicial foi tomada após o Plenário da Câmara rejeitar, no dia anterior, por falta de votos suficientes, a cassação de Zambelli.

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a dez anos de prisão por ordenar a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, ela está presa na Itália, onde aguarda o julgamento do pedido de extradição para o Brasil.

A formalização da renúncia encerra o impasse institucional envolvendo a perda do mandato e permite a regularização da representação parlamentar do estado de São Paulo na Câmara dos Deputados.