Os jovens que completam 18 anos em 2026, nascidos em 2008, já podem realizar o alistamento militar obrigatório em João Pessoa a partir desta segunda-feira (5). O procedimento pode ser feito de forma presencial na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Afonso Campos, 216, no Centro da capital, com atendimento das 7h às 13h, ou de maneira online, por meio do site oficial do Exército Brasileiro (alistamento.eb.mil.br).
Uma das novidades deste ano é a possibilidade inédita de alistamento voluntário para mulheres que também completam 18 anos em 2026. A medida foi adotada pelos Comandos das Forças Armadas após estudos realizados em conjunto com o Ministério da Defesa, ampliando o acesso feminino às carreiras militares.
O alistamento ocorre durante todo o ano. No entanto, para os nascidos em 2008, o procedimento é gratuito até o dia 30 de junho. Após esse prazo, passa a ser cobrada multa por atraso.
Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário apresentar os documentos originais: RG ou outro documento oficial com foto, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência atualizado do município de João Pessoa.
A Junta de Serviço Militar alerta que quem estiver em débito com o Serviço Militar fica impedido de obter passaporte, se matricular em instituições de ensino, participar de concursos públicos, assumir cargos públicos, assinar contratos com órgãos governamentais, entre outras restrições legais.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo Instagram @juntadeservicomilitarjp, pelo e-mail jsm075jp@gmail.com
ou pelo telefone e WhatsApp (83) 3213-5291.