O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, neste domingo (8), o alerta amarelo de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba. O aviso teve início às 9h50 e segue válido até às 23h59 do mesmo dia, indicando perigo potencial em razão das condições climáticas.
De acordo com o Inmet, durante o período de alerta pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos que podem chegar a 60 km/h. O risco de ocorrências mais graves, como cortes de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos, é considerado baixo, mas não está descartado.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que, em João Pessoa, foram registrados 17,16 mm de chuva nas últimas 24 horas, com maiores volumes nos bairros do Cristo (24,6 mm) e Grotão (22,4 mm). Já em Campina Grande, a média foi de 22,8 mm, com destaques para os bairros Jardim Paulistano (42,6 mm) e Cruzeiro (41,8 mm).
Em Campina Grande, a Defesa Civil informou a existência de cerca de 60 pontos de alagamento. Durante as chuvas deste domingo, áreas como o Distrito dos Mecânicos, no bairro do Tambor, além da Avenida Almirante Barroso e do Jardim Verdejante, foram afetadas. O Canal das Piabas registrou aumento significativo no volume de água, parte do qual escoou para o Açude Velho, elevando o nível do reservatório até o sangradouro.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e redobre a atenção durante as chuvas. Em caso de emergência, os contatos são a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.