Como visto pelo ClickPB, o indicador de desocupação registrado foi de 9,9%, nos meses de janeiro, fevereiro e março.
A taxa de desocupação na Paraíba registrou uma queda de 8,6%, entre os meses de abril, maio e junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 1,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta quinta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como visto pelo ClickPB, nos meses de janeiro, fevereiro e março, o indicador registrado foi de 9,9%. A taxa retrocedeu 1,3%, se comparado com o segundo trimestre do ano. A Paraíba permanece com uma taxa menor que a média da região Nordeste, que registrou 9,4%.
O indicador de desocupados também registrou uma queda na comparação entre os meses de abril, maio e junho de 2024 com o mesmo período do ano passado, sendo de 13,4%. No segundo trimestre do ano anterior, foi registrado que 174 mil trabalhadores estavam desocupados.
No mesmo período deste ano, o indicador registrou uma queda, passando para 151 mil trabalhadores classificados como desocupados.
Entre os meses de abril, maio e junho, a população de trabalhadores ocupada na Paraíba atingiu a marca de 1,609 milhão de pessoas. Se comparado com o mesmo período do ano passado, que registrou 1,5 milhão da população ocupada, o indicador teve um aumento de 109 mil pessoas a mais.
Veja abaixo os segmentos que mais ocuparam mão de obra no estado:
- Administração pública – 364 mil pessoas;
- Comércio, reparação de veículos e peças – 314 mil pessoas;
- Agricultura – 169 mil pessoas;
- Informação, comunicação, atividades financeiras e imobiliárias – 150 mil pessoas;
- Indústria geral – 147 mil pessoas;
- Construção – 139 mil pessoas;
Para utilizar o termo desocupação, o IBGE classifica as pessoas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e também tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos 30 dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa.
*Com informações do Sefaz-PB
Fonte: https://www.clickpb.com.br/paraiba/desocupacao-paraiba-cai.html