Um homem foi alvo de um mandado de busca e apreensão, nesta sexta-feira (22), em Campina Grande, suspeito de publicar fotos de jornalistas paraibanas em um fórum de conteúdo adulto. A operação aconteceu na casa do suspeito, no bairro das Malvinas. Ele foi detido, ouvido pela polícia, e liberado para responder ao processo em liberdade.
De acordo com o delegado João Ricardo, da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, o homem buscava fotos de jornalistas de Campina Grande e João Pessoa, que estivessem disponíveis em redes sociais, especialmente imagens de biquíni ou roupas íntimas. O material era, então, publicado em um fórum identificado como sendo de conteúdo adulto.
A investigação teve início após uma jornalista descobrir suas fotos em uma plataforma de conteúdo adulto e registrar um boletim de ocorrência. Após mais duas denúncias de outras jornalistas, a polícia iniciou a apuração dos fatos. Segundo o delegado João Ricardo, o suspeito não negou as acusações diante das evidências apresentadas, admitindo que o objetivo era aumentar o número de visualizações de seu perfil na plataforma. Ele confirmou que o alvo eram, especificamente, jornalistas de Campina Grande e João Pessoa, e negou conhecer pessoalmente qualquer uma das vítimas.
O delegado destacou que as investigações enfrentaram dificuldades, já que a plataforma onde as imagens foram publicadas não colaborou com a polícia. Foi necessário recorrer a métodos investigativos avançados para identificar o suspeito. “A plataforma não colaborava, então usamos várias técnicas para conseguir identificar o autor. Foi uma investigação cibernética assertiva,” explicou João Ricardo.
O suspeito foi levado à Central de Polícia de Campina Grande, onde confessou o crime e foi liberado para responder ao processo em liberdade. A polícia continuará investigando o caso, realizando perícia nos dispositivos eletrônicos apreendidos, para verificar se há indícios de outros crimes envolvendo o material obtido pelo suspeito.
Orientações para Vítimas de Crimes Cibernéticos
O delegado reforçou a importância de denunciar crimes cibernéticos e destacou que as vítimas devem procurar a polícia caso tenham imagens ou dados publicados de forma ilegal. A Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos está à disposição para receber denúncias e oferecer suporte às vítimas desses tipos de crimes.
Fonte: Portal T5