O deputado Adriano Galdino (Republicanos) foi reeleito nesta terça-feira (26) para mais um biênio como presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ele vai conduzir a Casa no biênio 2025-2026, fechando um ciclo de oito anos à frente do legislativo estadual.
A eleição aconteceu em uma manobra de Galdino para se antecipar a possível derrubada da escolha antecipada da Mesa Diretora pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão deve ser tomada em uma ação da Procuradoria-Geral da República proposta contra a eleição antecipada de Galdino para o biênio 2025-2026, realizada em fevereiro de 2023.
O Supremo tem declarado a inconstitucionalidade de antecipações de eleições para Mesas Diretoras em várias Assembleias pelo país e determinado que a eleição ocorra a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato.
Reeleição unânime
A eleição ocorreu com chapa única, encabeçada por Adriano Galdino, e composta pelos demais nomes que já compunha a chapa eleita em 2023.
Apesar de constar na chapa como Corregedor Parlamentar, o deputado Walber Virgolino (PL) não participou da votação. Justificou que estava no mesmo horário participando de uma audiência trabalhista, como testemunha, em Itaporanga. Na semana passada ele manifestou insatisfação com a manutenção de Galdino e questionou o presidente da ALPB por não honra compromissos, sem citar quais seriam.
Mesa Diretora do segundo biênio (2025-2026)
Presidente: Adriano Galdino
1º Vice-presidente: Felipe Leitão
2ª Vice-presidente: Cida Ramos
3º Vice-presidente: Taciano Diniz
4º Vice-presidente: Caio Roberto
1º Secretário: Tovar Correia Lima
2º Secretário: Eduardo Carneiro
3º Secretário: Anderson Monteiro
4º Secretário: Jane Panta
1º Suplente: Sargento Neto
2º Suplente: Galego Souza
3º Suplente: Eduardo Brito
4º Suplente: Júnior Araújo
Corregedor Parlamentar: Wallber Virgolino
1º Corregedor: Branco Mendes
2º Corregedor: Jutay Meneses
3º Corregedor: George Morais
Fonte: Jornal da Paraíba