Ação solicita cassação do prefeito de Alhandra e da vice por abuso de poder econômico e político

Ação solicita cassação do prefeito de Alhandra e da vice por abuso de poder econômico e político

Os candidatos a prefeito e vice-prefeita nas Eleições 2024, Elivaldo Firmino e Maria Gorete, apresentaram uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra Marcelo Rodrigues e Josilda Vieira, atuais vencedores do pleito municipal em Alhandra, no interior da Paraíba. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (17) por suposto abuso de poder econômico e político.

Os autores argumentam que as contratações excessivas de servidores temporários e a distribuição massiva de auxílios financeiros em ano eleitoral buscaram interferir nas eleições de 2024 em Alhandra, comprometendo a normalidade do pleito.

O documento aponta que os gastos com ajudas financeiras e contratações de servidores temporários aumentaram significativamente em 2024 comparado a 2023.

No ano de 2024, em apenas nove meses (Jan. a Set.), os valores referentes à despesa de ajuda financeira foi de R$ 2.600.031,80.

No período de julho a setembro de 2023, a média de contemplados com as ajudas foi de 366 beneficiários.  No mesmo período, em 2024, os beneficiados foram na média de 755,3 beneficiários.

Já no mês de setembro a Prefeitura de Alhandra contou com 1180 contratados por excepcional interesse público, uma despesa de R$ 2.794.687,51

Nos pedidos, os denunciantes requereram a cassação dos registros de Marcelo Rodrigues e Josilda Vieira e a declaração de inelegibilidade de ambos os candidatos.

Fonte: Gutemberg Cardoso