A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa terça-feira (17), a 48ª doação de múltiplos órgãos de 2024. A doação foi realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa, unidade pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado.
O paciente doador foi um jovem de 19 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Após a confirmação da morte encefálica, realizada através de rigoroso protocolo adotado pela equipe médica, a família autorizou a doação dos órgãos. Foram doados fígado, rins e córneas tirando cinco pessoas da lista de espera.
A doação também marca a 19ª captação de órgãos registrada no Trauma-JP este ano. A unidade é a maior doadora de órgãos na Paraíba.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, evidencia as vidas que puderam ser salvas em 2024, através da doação de órgãos. “Este ano, nós temos a média de quase uma doação por semana, fato que se traduz em vidas salvas, tanto aqui na Paraíba quanto em outros estados, para onde enviamos órgãos quando não existem receptores compatíveis aqui. Também este ano, já tivemos 12 corações doados, isso é muito importante, pois estamos falando de vidas transformadas. E hoje registramos mais uma doação que certamente dará esperança não só para os pacientes. Minha gratidão sempre aos familiares, e à dedicação da nossa equipe”, destaca.
Em 2024, a Paraíba já contabiliza 262 transplantes realizados, sendo oito de coração, 31 de fígado, 19 de rim e 191 de córneas. No entanto, 691 pessoas ainda aguardam na lista de espera por uma doação de órgãos ou tecido, sendo dois de coração, 33 de fígado, 202 de rins e 454 de córneas.
Fonte: Polêmica Paraíba