Enem 2025 registra 30% de abstenção no segundo dia de provas; índice supera últimos três anos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou abstenção preliminar de 30% no segundo dia de aplicação, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O percentual é superior ao consolidado em 2024 (26,5%), 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%), devendo ainda passar por atualização oficial. Na semana anterior, o índice havia sido de 27%, e historicamente o segundo domingo reúne mais faltosos, já que quem falta no primeiro dia tende a não comparecer na sequência.

Além de comentar o índice, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (20), enquanto o resultado final ficará disponível em janeiro, ainda sem data definida. O ministro também revelou que o MEC estuda aplicar o Enem em outros países do Mercosul, permitindo que brasileiros e estrangeiros residentes na Argentina, Paraguai e Uruguai tenham acesso ao exame — sempre em língua portuguesa.

O MEC informou ainda que candidatos afetados por problemas logísticos ou desastres naturais poderão solicitar reaplicação, que ocorrerá em dezembro, com pedidos liberados a partir desta segunda-feira.

Questões destacaram temas atuais, ciência e contextualização prática

No segundo dia, os participantes responderam 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, incluindo conteúdos de química, física e biologia. Segundo avaliadores, a prova manteve o nível de dificuldade compatível com anos anteriores, valorizando o raciocínio aplicado e conexões com situações reais.

Entre os temas abordados, apareceram mudanças climáticas, custos para obtenção da CNH, além de questões que utilizaram referências de impacto cultural ou científico, como o velocista Usain Bolt, em cálculos relacionados à velocidade, e o veneno de lagarto que inspirou o medicamento Ozempic, em discussão sobre biotecnologia e biodiversidade.

De acordo com Renato Júdice, diretor de ensino do COC, o tema simboliza a linha pedagógica do exame: “conectar ciência contemporânea, indústria farmacêutica, biotecnologia e contexto social, respeitando o currículo escolar.”