Indústrias defendem volta da linha férrea para transporte de carga e passageiros na PB

A Confederação Nacional das Indústrias apresenta, nesta terça-feira (27), um estudo sobre eixos voltados para melhorias na infraestrutura da Paraíba. Dentre as propostas que serão detalhadas durante uma reunião em Fortaleza, capital do Ceará, estão a reativação da malha ferroviária no estado e a conclusão da duplicação da BR-230. Para a CNI, esses são pontos fundamentais para o avanço no desenvolvimento econômico regional.

Em entrevista ao programa Hora H, na Rede Mais Rádio, o especialista em infraestrutura da CNI, Ramon Cunha, explicou que a ativação do transporte ferroviário para carga e passageiros pode ser uma alternativa de impulsionar o território paraibano.

“O que a gente percebe hoje na Paraíba é que não temos disponibilidade de ferrovias para o transporte de carga ou passageiros. Nas últimas décadas foram desativados mais de 600 quilômetros de malha ferroviária e hoje existem 30 quilômetros de linha apenas para o transporte de passageiros entre Cabedelo e Santa Rita. O que a gente pode dizer que essa situação é preocupante. Como o estado não dispõe de malha ferroviária, é uma situação muito preocupante e que prejudica a competitividade da região”, frisou Cunha.

Ramon detalhou que um estudo realizado pela própria CNI aponta que apenas 8% dos empresários brasileiros utilizam a malha ferroviária, mas 30% dizem que gostariam de usar o meio de transporte.

“É sempre importante destacar que em comparação com o transporte rodoviário, a gente tem uma série de ganhos com o transporte ferroviário. Com as ferrovias, a gente tem custos menores, menor índice de acidentes e também emissões. Isso tudo contribui para que a região, para que o setor industrial, ele possa ganhar mais produtividade e competitividade”, destacou.

Na reunião de amanhã, outras propostas prioritárias serão apresentadas pela CNI e FIEPPB. Confira:

•⁠ ⁠BR230/PB: Estabelecer a duplicação da BR-230/PB
•⁠ ⁠Reativação de trechos na PB: Estabelecer a reativação de trechos ferroviários de carga e passageiro no estado da Paraíba
•⁠ ⁠Porto de Cabedelo: Manter o aprofundamento necessário e seguro para atrair e acomodar navios maiores no Porto de Cabedelo.
•⁠ ⁠Porto Seco na PB: Fomentar a construção de portos secos no Estado da Paraíba para atrair empresas e fortalecer o turismo industrial na região.
•⁠ ⁠Eixo Norte (Projeto de Integração da Bacia do São Francisco – PISF): Concluir as obras de integração do São Francisco no eixo norte, com a chegada ao RN e PB. Além disso, ampliar os sistemas de bombeamento por meio de novos dutos e equipamentos hidromecânicos.
•⁠ ⁠Rede 5G no MA e PB: Expandir a rede de tecnologia 5G nos municípios do interior dos estados do Maranhão e Paraíba.

Fonte: https://www.maispb.com.br/738751/industrias-defendem-volta-da-linha-ferrea-para-transporte-de-carga-e-passageiros-na-pb.html