João Azevêdo anuncia possibilidade de interligação do Porto de Cabedelo com a ferrovia TransNordestina

João Azevêdo anuncia possibilidade de interligação do Porto de Cabedelo com a ferrovia TransNordestina

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (02), durante entrevista, a possibilidade de conectar o Porto de Cabedelo à ferrovia TransNordestina. A proposta visa a interligação com o trecho entre Salgueiro (PE) e o Porto de Suape (PE), cuja conclusão está prevista para 2029.

Na última quinta-feira (28), o governador esteve em Brasília para participar da assinatura de um financiamento de R$ 3,6 bilhões do Banco do Nordeste para a ferrovia Transnordestina, que contemplará a conclusão do trecho entre Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Pecém, no Ceará.

De acordo com o governador, a Paraíba tem interesse em estabelecer essa ligação após a conclusão das obras da ferrovia entre Salgueiro e Suape, que pode facilitar o transporte de cargas entre o Porto de Cabedelo e outros portos do Nordeste. “Se a ferrovia for concluída entre Salgueiro e Suape, podemos planejar a extensão dessa malha ferroviária até Cabedelo, possibilitando a conexão com portos como Suape (PE) e Pecém (CE)”, explicou João Azevêdo.

A interligação beneficiaria a movimentação de mercadorias entre os portos nordestinos, ampliando a logística na região. O governador ainda ressaltou que a ferrovia existente entre Recife e João Pessoa, com ramal em Itabaiana (PB), poderia ser revitalizada para integrar Cabedelo à rede ferroviária.

Sobre a TransNordestina

A TransNordestina, planejada pelo Governo Federal em 2002, tem como objetivo facilitar o transporte de cargas entre os portos de Suape (PE) e Pecém (CE). Apesar de ter sido projetada para cobrir mais de 1.200 km, até o momento foram entregues apenas 705 km. A ferrovia passa por diversos estados, incluindo Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, e recentemente o Governo Federal anunciou a conclusão de um trecho de 358 km entre o Piauí e o Ceará.

Fonte: Paraíba Business