O governador João Azevêdo esteve, nesta quarta-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa, ocasião em que visitou a estrutura montada para a realização dos Jogos da Juventude 2024. Na oportunidade, ele também participou da cerimônia de premiação de atletas da modalidade ginástica artística e foi homenageado pelo apoio do governo ao evento.
Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), são destinados a atletas de 15 a 17 anos e vão até o dia 28 deste mês. A edição de 2024 reúne 7.000 pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes, voluntários de todos os estados do Brasil, além de todo o apoio do COB. O evento conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual comemorou o sucesso da edição dos Jogos da Juventude e o impacto econômico no estado, que recebe um grande número de visitantes. “Foi montada uma grande estrutura no Centro de Convenções e em outros locais, e a Paraíba está extremamente honrada por ter sido escolhida para ser a sede dos Jogos da Juventude. Eu parabenizo a organização pelo evento, a Sejel por todo trabalho em prol do esporte amador e profissional da Paraíba, que tem se inserido no calendário de eventos esportivos nacionais e internacionais”, frisou.
O secretário de estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, celebrou os resultados positivos dos jogos na Paraíba. “Temos delegações de todos os estados do país e eles estão satisfeitos com essa estrutura encontrada na Paraíba, a exemplo do Centro de Convenções, da Vila Olímpica, do Ronaldão, todos adaptados para sediar as competições. O Governo da Paraíba se preparou e conseguimos entregar o melhor Jogos da Juventude”, pontuou.
O diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, Kenji Saito, entregou uma placa de agradecimento ao governador João Azevêdo pelo apoio do Governo da Paraíba às competições e enalteceu a estrutura dos locais de competição. “Esse é o melhor Jogos da Juventude que já fizemos em todos os tempos em função da estrutura montada pelo COB e pelo suporte do governo. Todos estão elogiando, temos pessoas na cidade de todo o Brasil que estão satisfeitas com tudo que estamos entregando nesse evento”, disse.
Esta semana, foram iniciadas nos Jogos as modalidades de águas abertas, triathlon, wrestling (luta olímpica), vôlei, basquete, natação e ginástica artística. Na semana passada, ocorreram as etapas de badminton, judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo potência, ciclismo, ginástica rítmica e tênis de mesa.
Atletismo, esgrima, voleibol e handebol integram o terceiro e último bloco, que vai do dia 24 ao dia 28. Os resultados das disputas poderão ser acompanhados diretamente no site da competição, o jogosdajuventude.org.br.
Diogo Costa, que competiu na modalidade wrestling, já contabiliza duas medalhas e parabenizou o Governo da Paraíba por proporcionar aos atletas paraibanos as condições de competir no estado. “Eu sou de Campina Grande e para mim é muito importante conquistar uma medalha em um esporte de alto nível e eu agradeço a ajuda do governo que proporcionou uma grande estrutura. Aqui tivemos a oportunidade de fazer novos amigos, termos novas experiências e competir em casa é muito bom e gratificante e eu nunca tive uma experiência tão incrível como estou tendo agora”, comemorou.
Os Jogos da Juventude, que foram iniciados no dia 13, têm um impacto direto na economia do estado. São mais de 30 mil reservas de hotel que acontecem apenas no período, além da movimentação em restaurantes e pontos turísticos.
Fonte: Paraiba Já