João Pessoa alcançou um marco importante na educação pública em 2024: 55,9% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal estão alfabetizadas na idade certa. O dado é do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), e supera a meta nacional do MEC, fixada em 52%. O avanço foi de 9,2 pontos percentuais em comparação com 2023, quando o índice era de 46,7%.
Com esse desempenho, a capital paraibana subiu cinco posições no ranking nacional, saindo do 15º para o 10º lugar entre as capitais brasileiras. No Nordeste, agora ocupa a 4ª colocação. O crescimento local foi superior às médias da Paraíba, que avançou 5 pontos, e do Brasil, que cresceu 3,3.
Outro destaque foi a fluência leitora. Segundo o Sistema de Avaliação da Educação (SIAVE), vinculado ao programa Alfabetiza Mais Paraíba, o percentual de estudantes com fluência adequada passou de 46% em 2023 para 65% em 2024 — um salto de 19 pontos percentuais. Participaram da avaliação 4.807 estudantes da rede.
Para a secretária de Educação, América Castro, os resultados refletem o esforço coletivo da comunidade escolar. “É fruto do compromisso com uma educação de qualidade e com o direito de cada criança à aprendizagem. Reconhecemos o trabalho dos professores e o apoio das famílias, que são fundamentais nesse processo.”