Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli por risco de fuga

A Justiça da Itália decidiu manter presa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi divulgada um dia após a parlamentar participar de audiência com três juízes no país europeu.

De acordo com a Corte de Apelação, há “grau máximo” de risco de fuga caso Zambelli seja solta. Por isso, os magistrados rejeitaram o pedido da defesa para que ela aguardasse em liberdade o julgamento do processo de extradição.

Os juízes também analisaram laudos médicos apresentados pelos advogados da deputada. No entanto, concluíram que ela possui condições de seguir detida, já que a unidade prisional onde está internada garante tratamento adequado, monitoramento de saúde e acesso às terapias necessárias.

O caso ganhou novo capítulo depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, formalizou o pedido de extradição da parlamentar. Condenada duas vezes pela Corte, Zambelli deixou o Brasil antes de ser presa e foi localizada em território italiano.

Durante a audiência realizada na quarta-feira (27), o procurador de Justiça da Itália destacou aos juízes o risco de fuga, tese aceita pela Corte. A defesa negou a possibilidade, alegando que a deputada não possui passaporte válido nem recursos financeiros, já que suas contas e as do marido foram bloqueadas por ordem judicial.

Com a decisão, Carla Zambelli permanecerá presa na Itália até que a Justiça do país defina se será extraditada para o Brasil.

Fonte: G1