Nesta quinta-feira (17), será possível apreciar o fenômeno da superlua. O satélite natural da Terra aparecerá maior e mais brilhante, pois estará em seu perigeu, o ponto mais próximo do planeta em sua órbita. O instante exato da lua cheia vai depender do fuso horário de cada local. Em noites de céu limpo, o astro aparece com um tamanho mais destacado, chamando a atenção de quem o observa.
A Lua estará a aproximadamente 357.364 quilômetros da Terra. Para fins de comparação, a distância média entre a Lua e a Terra é de cerca de 384.400 quilômetros.
A fase de Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua se alinham em lados opostos da Terra, iluminando completamente a face visível da Lua.
Superlua
Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o termo “superlua” não tem uma origem científica. O astrólogo Richard Nolle introduziu o termo em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não está mais em circulação. Nolle definiu que a “superlua” seria uma lua cheia que ocorre quando a Lua está no perigeu ou dentro de 90% dessa proximidade, embora a razão dessa escolha não seja clara.
Por ser um termo não técnico, as instituições astronômicas divergem quanto à exata definição de superlua e à distância da Lua em relação à Terra que determina o fenômeno.
Nascimento também explicou que a superlua pode ocorrer tanto na fase cheia quanto na fase nova e que o fenômeno acontece de uma a seis vezes ao ano. No entanto, a distância da Lua à Terra varia devido à órbita elíptica do satélite.
Durante sua órbita, a Lua se aproxima e se afasta da Terra. Quando atinge o ponto mais próximo, chamamos de perigeu; quando no mais distante, apogeu. “Os observadores poderão perceber uma Lua mais brilhante que o habitual. O fenômeno será visível em várias partes do mundo, desde que as condições climáticas permitam,” destacou a astrônoma.
Ela acrescentou que todas as luas cheias surgem no horizonte a leste ao pôr do sol e desaparecem no oeste ao nascer do Sol, sendo visíveis durante toda a noite.
Histórico
A primeira superlua de 2024 ocorreu em 19 de agosto, com uma distância aproximada de 361.900 quilômetros da Terra. A última superlua do ano será em 15 de novembro, quando estará a 361.867 quilômetros.
A superlua desta quinta-feira será a mais próxima da Terra em 2024. Embora o tamanho da Lua permaneça o mesmo, o fenômeno é associado à variação do ângulo de observação.
Para quem deseja observar o satélite de forma mais impressionante, é indicado procurar locais distantes das áreas urbanas, onde a visão do fenômeno é ainda mais nítida.
Fonte: https://fonte83.com.br/maior-superlua-do-ano-pode-ser-vista-nesta-quinta-feira/