O Ministério Público da Paraíba identificou que 312 cursos profissionalizantes oferecidos por escolas estaduais estão irregulares. Segundo o órgão, os certificados ou diplomas não são válidos, o que prejudica os alunos. Em razão disso, foi ajuizada uma ação civil pública contra o Estado da Paraíba, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).
Em nota, a Secretaria de Educação da Paraíba afirmou que implementou medidas para regularizar cursos técnicos em resposta ao Ministério Público, incluindo um plano de trabalho e a criação de um Comitê de Regularização. A SEE disse que todos os cursos têm processos de reconhecimento em andamento. (Confira a nota completa abaixo)
De acordo com o Ministério Público, os cursos técnicos e profissionalizantes estavam sem a autorização do Conselho Estadual de Educação, o que é uma exigência legal. O órgão aponta que 252 cursos sequer iniciaram o processo de tramitação para regularização, enquanto outros 60 ainda estão com o processo em análise.
A ação foi proposta pela 51ª promotora de Justiça de João Pessoa, Ana Raquel Beltrão, ao Juízo da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital. Segundo ela, o problema persiste desde 2018, quando entrou em vigor o Programa de Educação Integral da Paraíba, composto pelas Escolas Cidadãs Integrais (ECI), Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) e Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas (ECIS).
O Ministério Público também afirma que a situação foi constatada em 217 escolas estaduais, incluindo instituições como o Lyceu Paraibano e o Centro Profissional Deputado Antônio Cabral (CPDAC), em João Pessoa, e o CIT Elpídio de Almeida, conhecido como Escola Estadual da Prata, em Campina Grande. Nenhuma das três escolas possui processo em tramitação. (Veja a lista completa abaixo).
Segundo a promotora, essa situação revela uma “grave omissão estatal” e propaganda enganosa, com sérios prejuízos aos estudantes.
“De fato, o governo do Estado tem divulgado amplamente na imprensa a criação das escolas integrais técnicas e de ensino profissionalizante, entretanto oferece cursos técnicos sem qualquer respaldo legal, pois, além de não possuir autorização/reconhecimento dos cursos, muitos não têm nem ao menos espaço físico para funcionamento, equipamentos e professores, situação que constitui, em tese, em propaganda enganosa prevista no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor”, argumentou.
A promotora também afirmou que o Conselho Estadual de Educação (CEE) foi omisso e não tem cumprido o papel constitucional de declarar a irregularidade dos cursos, permitindo que os alunos continuem matriculados em instituições que oferecem formação não reconhecida por lei.
“Tal circunstância gera prejuízo moral, material e profissional aos estudantes, que perdem tempo e recursos financeiros investindo em uma formação acadêmica fantasma, além de verem comprometida sua inserção no mercado de trabalho. A omissão em proibir matrículas e declarar irregularidades também afeta coletivamente a sociedade, gerando dano coletivo à confiança pública no sistema educacional”, disse.
Ana Raquel Beltrão também destacou que houve tentativas de resolver o problema de forma extrajudicial, mas o Conselho Estadual de Educação não se manifestou sobre a conclusão dos pedidos de autorização/reconhecimento dos cursos técnicos da SEE, e também foi extrapolado o prazo concedido à Secretaria para protocolar os pedidos de autorização e reconhecimento dos cursos técnicos. Portanto, foi ajuizada a ação com o objetivo de resguardar “o direito à educação de qualidade para os alunos das escolas estaduais técnicas da Paraíba”.
Ainda de acordo com Ana Raquel Beltrão, a ação é um desdobramento do procedimento instaurado em janeiro deste ano para apurar a irregularidade formal de instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, sejam Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) ou escolas da rede regular que ofertam cursos técnicos de nível médio.
O MPPB requereu que seja deferida medida liminar para determinar a adoção de providências urgentes, sob pena de multa diária e pessoal no valor de R$ 5 mil, em caso de descumprimento. Além disso, a promotora pediu medidas contra a Secretaria de Educação e o Conselho Estadual de Educação. Agora, todas as solicitações serão analisadas pela Justiça da Paraíba.
Contra o Conselho Estadual da Paraíba, no prazo de 10 dias, foram requeridas:
- Declare a ilegalidade dos cursos técnicos ofertados pela rede de ensino pública estadual que estejam sem a devida autorização ou àqueles cujo prazo de autorização ou reconhecimento já tenha sido expirado. Tal declaração deve ser publicada no Diário Oficial através de Resolução e amplamente divulgada na imprensa;
- Proíba a matrícula de novos alunos
- Determine a GEPPE/SEE as suspensões da carteira de todos os diretores de escola pelo prazo de três anos, que estejam com algum curso ofertado irregularmente;
- Conclua, no prazo máximo de 30 dias, o julgamento de todos os processos em tramitação, referentes a todos os cursos técnicos ofertados pela rede pública estadual.
Para a Secretaria Estadual de Educação, foram requeridas que no prazo de 15 dias:
- Encaminhe a documentação necessária para a instauração de processo administrativo de autorização de seus cursos técnicos ao Conselho Estadual de Educação;
- Instaure Procedimento Administrativo Disciplinar em face de todos os(as) gerentes regionais de educação;
- Apresente, no prazo de 30 dias, planejamento institucional, estabelecendo metas estratégias e prazos para o enfrentamento e a superação das históricas dificuldades com vistas à formalização dos pedidos de autorização/renovação, de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento pelas escolas públicas oficiais
- Também requereu a condenação do Estado da Paraíba ao pagamento de R$100 mil reais, por escola irregular, a título de danos morais coletivos
O que diz a Secretaria de Educação da Paraíba?
Em nota, a Secretaria de Educação da Paraíba afirmou que, em atendimento à demanda do Ministério Público da Paraíba (MPPB), introduziu uma série de medidas estruturadas para garantir a regularização completa desses cursos. A SEE disse que, desde o início do ano letivo de 2024, realizou um levantamento que prevê lacunas no processo de reconhecimento de cursos técnicos.
A Secretaria também afirmou que elaborou e implementou um plano de trabalho rigoroso que incluiu a regulamentação de oferta de curso técnico integrado ao ensino médio. Para garantir o acompanhamento dos procedimentos, foi instituído o Comitê de Regularização das Escolas Técnicas. Segundo a SEE, também foi estabelecido um prazo de 30 dias para que os gestores encaminhassem os requisitos de reconhecimento dos curso.
Ainda segundo a Secretaria, como resultado dessas ações, até o dia 17 de novembro de 2024, dos 225 cursos passíveis de reconhecimento no Estado, 84 já foram devidamente reconhecidos com a publicação da resolução, 36 estão reconhecidos, porém aguardando a publicação da resolução, e 105 se encontram com os processos de reconhecimento em tramitação no Conselho Estadual de Educação (CEE).
A SEE também afirmou que não há curso técnico sem processo de reconhecimento em andamento no âmbito do CEE. Além disso, reafirmaram o “compromisso com a oferta regularizada e de qualidade dos cursos técnicos estaduais, garantindo transparência e alinhamento às normas educacionais vigentes”.
Confira as escolas que apresentam cursos irregulares:
Com processo em tramitação:
- ECIT CINEASTA LINDUARTE NORONHA
- EECIT CÔNEGO NICODEMOS NEVES
- EECIT LUIZ GONZAGA DE ALBUQUERQUE BURITY
- EECIT FRANCISCA ASCENSÃO CUNHA
- EECIT MANOEL LISBOA DE MOURA
- EECIT SEVERINO DIAS DE OLIVEIRA MESTRE SIVUCA
- EECIT JOAO ROBERTO BORGES DE SOUZA
- EECIT PROFESSORA MARIA DO CARMO MIRANDA
- EECIT ALICE CARNEIRO
- EECIT JOSÉ ROCHA SOBRINHO
- EECIT ANTÔNIO GALDINO
- EECIT OSWALDO TRIGUEIRO DE ALBUQUERQUE MELLO
- EECIT PROFESSOR ANÉSIO LEÃO
- EECIT PLÍNIO LEMOS
- EECIT MONSENHOR JOSÉ DA SILVA COUTINHO
- EECIT JOSÉ LUIZ NETO
- EECIT PROFESSOR LORDÃO
- ECI EEM JUAREZ MARACAJA
- EECIT FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA
- EECIT PEDRO BEZERRA FILHO
- EECIT EZEQUIEL FERNANDES ECI
- EEM ANTONIO AVELINO DE ALMEIDA
- EECIT OBDÚLIA DANTAS
- ECI PROFESSORA FRANCISCA FONSECA MATIAS
- EECIT CRISTIANO CARTAXO
- EECIT NICEIA CLAUDINO PINHEIRO
- EECIT NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO
- ECI EEM JOSE LINS DO REGO
- EECIT OTAVIA SILVEIRA
- EECIT FRANCISCO ERNESTO DO REGO
- EECIT PROFESSORA MARIA CECÍLIA DE CASTRO
- EECIT ESCRITOR JOSÉ GUEDES CAVALCANTE
- EECIT LUIS DE AZEVEDO SOARES
- EECIT PROFESSORA AURICÉLIA MARIA DA COSTA
- EECIT MARIA HONORINA SANTIAGO
- EECIT DURVAL GUEDES
- ECIT RENATO RIBEIRO COUTINHO
Sem processo em tramitação:
- ECI LYCEU PARAIBANO
- EECIT PROFESSOR PEDRO AUGUSTO PORTO CAMINHA (EPAC)
- EECIT CÔNEGO NICODEMOS NEVES
- EECIT CÔNEGO FRANCISCO DE LIMA
- EECIT PROFESSOR OLÍVIO PINTO
- EECIT DOM JOSÉ MARIA PIRES
- EECIT JOSÉ DO PATROCÍNIO
- EECIT FRANCISCA ASCENSÃO CUNHA
- EECIT RAUL MACHADO
- EECIT ESCRITOR HORÁCIO DE ALMEIDA
- EECIT PAPA PAULO VI
- EECIT SEVERINO DIAS DE OLIVEIRA MESTRE SIVUCA
- EECIT PREFEITO OSVALDO PESSOA
- EECIT PROFESSORA OLIVINA OLÍVIA CARNEIRO DA CUNHA
- EECIT JOAO ROBERTO BORGES DE SOUZA
- EECIT PROFESSORA MARIA DO CARMO MIRANDA
- EECIT ALICE CARNEIRO
- EECIT PRESIDENTE JOÃO GOULART
- EECIT PEDRO ANÍSIO BEZERRA DANTAS
- EECIT PASTOR JOÃO PEREIRA GOMES FILHO
- EECIT PADRE HILDON BANDEIRA
- ESCOLA TECNICA ESTADUAL DE ARTE TECNOLOGIA E ECONOMIA CRIATIVA
- CENTRO PROFIS DEP ANTONIO CABRAL – CPDAC
- EEEFM BENEDITA TARGINO MARANHAO
- EEEFM MARIA JOSE MIRANDA BURITY
- ECI EEM PROFESSORA MARIA GERTRUDES DE CARVALHO NEVES
- ECI EEFM MAJOR ANTONIO DE AQUINO
- EEEFM IVAN BICHARA SOBREIRA
- EECIT EFIGÊNIO LEITE
- EECIT ENG MÁRCIA GUEDES ALCOFORADO DE CARVALHO
- EECIT BENJAMIN MARANHÃO
- EECIT DOUTOR ALFREDO PESSOA DE LIMA
- EECIT AGENOR CLEMENTINO DOS SANTOS
- EECIT MINISTRO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA
- EECIT GUARABIRA DOM MARCELO PINTO CARVALHEIRA
- EECIT MONSENHOR EMILIANO CRISTO EEEIEFM CARLOTA BARREIRA
- ECIEEFM DOM ADAUTO ECIT SEVERINO CABRAL
- ECIT IRMA STEFANIE
- EECIT PREFEITO WILLIAMS DE SOUSA ARRUDA
- EECIT ANTÔNIO GALDINO
- EECIT PROFESSOR RAUL CÓRDULA
- EECIT MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO
- EECIT OSWALDO TRIGUEIRO DE ALBUQUERQUE MELLO
- EECIT JOSÉ BRONZEADO SOBRINHO
- EECIT POETA MARIO VIEIRA DA SILVA
- EECIT PROFESSOR ANÉSIO LEÃO
- EECIT PLÍNIO LEMOS
- EECIT MONSENHOR JOSÉ DA SILVA COUTINHO
- EECIT NENZINHA CUNHA LIMA
- EECIT DOUTOR TRAJANO NÓBREGA
- EECIT DOUTOR ELPIDIO DE ALMEIDA
- EECIT CAMPINA GRANDE ECI EEFM JOSE ROLDERICK DE OLIVEIRA
- ECI EEM CICERO DOS ANJOS
- EECIT FRANCISCO MARQUES MELLO
- EECIT JOSÉ LUIZ NETO
- EECIT PROFESSOR LORDÃO
- EECIT IOLANDA TEREZA CHAVES LIMA
- EECIT JORNALISTA JOSÉ ITAMAR DA ROCHA CANDIDO
- ECI JOAO LELYS
- ECI PROFESSORA NEIR ALVES PORTO
- EECIT JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ
- EECIT JORNALISTA JOSÉ LEAL RAMOS
- EECIT FRANCISCO DE ASSIS GONZAGA
- EECIT SERRA BRANCA INÁCIO ANTONINO
- EECIT JOSÉ LEITE DE SOUSA
- ECIEEFM JOSE AMERICO DE ALMEIDA
- ECIT EFM PROFESSORA MARAGARIDA REMIGIO LOUREIRO
- EEEFM OLAVO BILAC
- EECIT PEDRO TERTO DA CUNHA
- EECIT INÁCIO DA CATINGUEIRA
- EECIT DR. ANTÔNIO F. MEDEIROS
- EECIT SERÁFICO NÓBREGA
- EECIT SEBASTIÃO GUEDES DA SILVA
- EECIT MELQUIADES VILAR
- EECIT EZEQUIEL FERNANDES
- EECIT MARECHAL ALMEIDA BARRETO
- EECIT DOUTOR DIONÍSIO DA COSTA
- EECIT PATOS
- EECIT PADRE JERÔNIMO LAUWEN
- ECIT JOAO LEITE NETO
- ECIT EEFM PRESIDENTE KENNEDY
- ECI EEM ANTONIO AVELINO DE ALMEIDA
- EECIT SANTO ANTÔNIO
- EECIT MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA
- EECIT ADVOGADO NOBEL VITA
- ECIT PADRE ARISTIDES
- EECIT JOSÉ OLÍMPIO MAIA
- EECIT DANIEL CARNEIRO
- EECIT OBDÚLIA DANTAS
- ECI PROFESSORA FRANCISCA FONSECA MATIAS
- EECIT BERNARDINO JOSÉ BATISTA
- EECIT MONSENHOR MORAIS
- EECIT PREFEITO JOAQUIM LACERDA LEITE
- EECIT DOUTOR JOSÉ DUARTE FILHO
- EECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ
- EECIT CRISTIANO CARTAXO
- EECIT NICEIA CLAUDINO PINHEIRO
- ECI EEFM DR JOSE GADELHA
- EECIT DOUTOR SILVA MARIZ
- EECIT VALDEMIRO WANDERLEY DE OLIVEIRA
- ECI MESTRE JULIO SARMENTO
- EECIT MARIA DO SOCORRO RAMALHO QUIRINO
- EECIT NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO
- EECIT DONA ARLINDA PESSOA DA SILVA
- EEEFN GAMA E MELO
- ECIT TEONAS DA CUNHA CAVALCANTI
- ECI ANA RIBEIRO
- EECIT LUIZ GONZAGA BURITY
- EECIT OTAVIA SILVEIRA
- EECIT JOÃO ÚRSULO
- EECIT DE ITABAIANA DOUTOR ANTÔNIO BATISTA SANTIAGO
- ECI DOUTOR TRAJANO PIRES DA NOBREGA
- EECIT FRANCISCO DE SÁ CALVACANTE
- EECIT MONSENHOR VICENTE DE FREITAS
- EECIT HENRIQUE FERNANDES DE FARIAS
- EECIT MATIAS FREIRE
- EECIT ALZIRA LISBOA
- EECIT PROFESSOR LUIZ GONZAGA BURITY
- EECIT VALE DO MAMANGUAPE JOAO DA MATA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
- EECIT FRANCISCO ERNESTO DO REGO
- EECIT FRANCISCO DEODATO DO NASCIMENTO
- EECIT PROFESSORA MARIA CECÍLIA DE CASTRO
- EECIT ALCIDES BEZERRA
- EECIT DR FRANCISCO DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
- EECIT JOSÉ BRAZ DO REGO
- EECIT PRESIDENTE JOÃO PESSOA
- ECI EEFM RIACHAO DO POCO
- EECIT ABREU E LIMA
- EECIT JOSÉ PAULO DE FRANÇA
- EECIT DEPUTADO FERNANDO MILANEZ
- EECIT IZAURA FALCÃO DE CARVALHO
- EECIT PROFESSOR ANTÔNIO GOMES
- EECIT LUIS DE AZEVEDO SOARES
- EECIT MONSENHOR ODILON ALVES PEDROSA
- EECIT MARIA HONORINA SANTIAGO
- EECIT DURVAL GUEDES
- ECIT RENATO RIBEIRO COUTINHO
- EECIT ENEAS DE CARVALHO
- EECIT ILZA DE ALMEIDA RIBEIRO
- EECIT ERENICE CAVALCANTE FIDELES
Fonte: G1 Paraíba