A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quarta-feira (22/10), a Medalha Augusto dos Anjos ao ator Mateus Nachtergaele. A homenagem, proposta pelo deputado Felipe Leitão, é destinada a artistas e produtores culturais que promovem e enaltecem a cultura brasileira, tanto no país quanto no exterior. A sessão solene ocorreu no plenário da Casa Epitácio Pessoa, com a presença da deputada Cida Ramos e dos deputados Dr. Taciano Diniz, Dr. Romualdo, João Gonçalves e Luciano Cartaxo.
Felipe Leitão destacou a importância do reconhecimento à trajetória de Nachtergaele. “Considero Mateus Nachtergaele o maior ator em atividade hoje no Brasil e no mundo. Ele não apenas recebeu prêmios nacionais, mas também internacionais. Mateus tem uma forte conexão com o povo paraibano”, afirmou o parlamentar.
O deputado lembrou que o ator levou o nome da Paraíba ao cenário internacional com sua atuação no filme “O Auto da Compadecida”, cujo enredo se passa em Taperoá, mas foi filmado em Cabaceiras. Por sua performance como João Grilo, Nachtergaele recebeu o Título de Cidadão Taperoaense. “Matheus fez com que a nossa Paraíba fosse conhecida mundialmente. Esta honraria é um reconhecimento por tudo que ele representa para o povo paraibano e nordestino”, completou Leitão.
Em seu discurso, Mateus Nachtergaele agradeceu a homenagem e destacou a importância do personagem João Grilo e do autor Ariano Suassuna em sua carreira. “Todas as homenagens que recebi devo ao João Grilo e, profundamente, ao Ariano Suassuna, meu amigo. Sempre que estive aqui foi por motivos especiais, seja apresentando um filme, recebendo carinho do público ou, como hoje, sendo agraciado com esta medalha tão especial”, declarou o ator.
Fonte: Maurílio Júnior