Megaoperação em oito estados do Nordeste mira organizações criminosas nas regiões de divisa

Uma megaoperação integrada foi deflagrada nesta quinta-feira (7) em oito estados do Nordeste para combater organizações criminosas que atuam nas regiões de divisa interestadual. A ação mobiliza forças de segurança em Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o cumprimento de 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.

O principal objetivo da operação é reduzir a criminalidade em áreas estratégicas de fronteira entre os estados, especialmente os crimes de homicídio, tráfico de drogas e armas, além de roubos e furtos de veículos, cargas e assaltos.

Participam da ofensiva forças policiais militares e civis, bombeiros e equipes de inteligência dos respectivos estados, atuando de forma coordenada e simultânea.

Na Paraíba, cerca de 1.566 agentes participam das ações, com foco nas divisas com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. As operações se concentram em municípios como Cajazeiras, São José de Piranhas, Uiraúna, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Caaporã, Monteiro, Pitimbu, Itabaiana, Mamanguape, Araruna, entre outros.

A operação visa enfraquecer a atuação de facções criminosas que utilizam as áreas de divisa como rota para o tráfico e a prática de outros crimes. A expectativa é de que a atuação conjunta dos estados resulte na desarticulação de estruturas criminosas e no aumento da sensação de segurança nas regiões afetadas.