Apesar da cepa que está circulando em território europeu ser diferente da que foi identificada no Brasil, alguns cuidados precisam ser tomados; Veja abaixo:
Com o avanço da nova variante da mpox na Europa, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba reforçou as orientações para combater a doença em território paraibano.
Apesar da cepa que está circulando em território europeu ser diferente da que foi identificada no Brasil, alguns cuidados precisam ser tomados:
- Evitar contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico positivo
- Higienizar as mãos com frequência
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Cobrir nariz e a boca ao tossir e espirrar
Além disso, a doença pode se transmitida através de beijo, abraço, relação sexual, massagem e compartilhamento de utensílios pessoais. É preciso também que a população fique atenta ao principal sintoma da doença que, geralmente, se manifesta em uma lesão na pele ou em
qualquer parte do corpo, incluindo região genital.
Em caso de suspeita, a Secretaria de Saúde do estado orienta que o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e diagnóstico.
Nesta quinta-feira (15), o primeiro caso da variante 1b, mais agressiva, foi detectado fora da África, na Suécia. Nesse mesmo dia, o Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde com o objetivo de fortalecer a vigilância frente à possibilidade de introdução da variante no Brasil.