OAB e Gaeco intensificam ações para combater golpe do falso advogado na Paraíba

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e o diretor de Planejamento Institucional, Gustavo Moreira, se reuniram nesta terça-feira (16) com o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, Octávio Paulo Neto, para discutir parcerias e aprofundar linhas investigativas contra o chamado golpe do falso advogado.

Segundo Targino, a OAB-PB tem buscado todos os meios de enfrentamento, com ações de articulação e inteligência junto ao Gaeco e à Polícia Civil, além da elaboração de um manual preventivo. “O encontro visa aprofundar investigações e reforçar nossa atuação diante desses crimes”, afirmou.

Para Gustavo Moreira, a presença do coordenador do Gaeco reforça a integração entre instituições. “Essa cooperação é fundamental para combater o golpe, que tem causado prejuízos à sociedade. A Polícia Civil também tem somado esforços para coibir essas práticas”, destacou.

No início do ano, a OAB-PB lançou uma campanha de alerta, após relatos de clientes vítimas de mensagens e ligações fraudulentas em que golpistas se passam por advogados e exigem depósitos falsos para supostas custas processuais. A entidade produziu uma cartilha de orientação e criou o canal denuncie@oabpb.org.br
para recebimento de denúncias, encaminhadas à Polícia Civil.

A OAB-PB recomenda que clientes confirmem qualquer pedido de pagamento diretamente com seus advogados, evitando transferências suspeitas.

Fonte: OAB-PB