O Palácio do Planalto confirmou nesta quinta-feira (18) que o paraibano Gustavo Feliciano assumirá o comando do Ministério do Turismo. A posse está prevista para a próxima terça-feira (23), em cerimônia no Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e aliados políticos.
Gustavo Feliciano substitui Celso Sabino, que perdeu sustentação política após ser expulso do União Brasil. A mudança integra o processo de reorganização da base governista e de recomposição de espaços partidários dentro do governo federal.
Ao comentar a confirmação, o futuro ministro destacou o compromisso com a Paraíba, com o turismo nacional e com o governo federal. “Espero poder orgulhar o estado da Paraíba e desempenhar um papel relevante à frente do Ministério do Turismo”, afirmou. Feliciano disse ainda que pretende ser um ministro dedicado e empenhado para contribuir com o fortalecimento do setor e com o governo Lula.
Filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB) e da ex-vice-governadora Lígia Feliciano, Gustavo ganhou projeção ao assumir, em 2018, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, durante a gestão do governador João Azevêdo. À época, atuou na promoção do estado e no fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico.
De perfil discreto, Gustavo Feliciano tem atuação reservada nas redes sociais, com poucas publicações, majoritariamente pessoais. Nos bastidores, aliados apontam esse perfil técnico e pouco midiático como um dos fatores que favoreceram sua escolha para o ministério.