Patos é referência no tratamento da tuberculose, diz Ministério da Saúde

Patos é referência no tratamento da tuberculose, diz Ministério da Saúde

O município de Patos, no Sertão da Paraíba, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma referência no tratamento da tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial. Isso porque a cidade paraibana atingiu a marca de 100% de cura nos casos novos da doença em 2024. O destaque pelo governo federal foi divulgado por meio do Ofício nº 630/2024, em 29 de outubro.

Este reconhecimento foi concedido a Patos pela efetividade no atendimento e no tratamento da tuberculose. Um resultado do trabalho conjunto entre a Vigilância Epidemiológica, a 6ª Gerência de Estadual de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Vale destacar que o índice de 100% de cura se refere exclusivamente aos casos novos diagnosticados em 2024, que receberam tratamento completo e que os exames comprovaram a cura. Os casos diagnosticados recentemente que ainda estão em acompanhamento não fazem parte dessa estatística.

José Rodrigues Amorim, coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Patos, falou sobre a importância do reconhecimento: “Este é um resultado de um trabalho de supervisão constante com os pacientes de tuberculose. Nós temos um acompanhamento rigoroso e uma parceria direta com as UBS, o que nos permite garantir a continuidade do tratamento. É muito gratificante para nós, enquanto município, receber esse reconhecimento, pois nem todos os municípios do Estado alcançaram esse resultado”, afirmou.

Ainda de acordo com Amorim, para cada caso de tuberculose, foi criada uma planilha de controle, garantindo que, após a entrega da medicação, o paciente siga com o tratamento de forma adequada. Esse acompanhamento também inclui a realização de exames periódicos nos “comunicantes”, pessoas que convivem com o paciente, para garantir o controle da doença e prevenir novos casos.

“Esse aplauso não é apenas para a Vigilância Epidemiológica ou para as Unidades Básicas de Saúde, mas sim para toda a gestão, que se comprometeu com a causa e deu todo o suporte para que esse trabalho fosse realizado com sucesso”, destacou José Rodrigues.

Para a gestão, o reconhecimento reforça o compromisso de Patos com o objetivo de eliminar a tuberculose como um problema de saúde pública até 2027, estipulado pelo Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose.

Fonte: MaisPB