Pedro Cunha Lima confirma liderança de Efraim Filho na Federação com Progressistas e não descarta candidatura ao Senado

Pedro Cunha Lima, ex-deputado federal e futuro presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD) na Paraíba, afirmou, nesta segunda-feira (7), em entrevista ao Programa Hora H, da TV Norte Paraíba, que tem plena confiança na liderança do senador Efraim Filho (União Brasil) para o comando da federação com o Progressistas, em disputa contra o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP). O evento de posse de Cunha Lima à frente do partido está marcado para o próximo dia 28, na Asplan, em João Pessoa.

“Tenho muita confiança na liderança do senador Efraim. O que ele tem defendido faz sentido e é sensato. A proposta de realizar uma pesquisa para decidir quem ficará à frente da federação é justa. Acredito que Efraim assumirá essa liderança se a federação de fato acontecer”, afirmou Cunha Lima.

Como verificado pelo portal Fonte83, federação pode ter implicações significativas na sucessão estadual de 2026. O PP, que é aliado do governador João Azevêdo (PSB), já sinalizou Lucas Ribeiro (PP) como seu candidato ao governo estadual, enquanto o União Brasil, que é oposição a João, também possui pretensões ao cargo com o próprio Efraim sendo um dos cotados para disputar o Governo da Paraíba.

O ex-deputado federal também destacou que, embora não tenha discutido diretamente a possível filiação de Efraim Filho ao PSD, o partido está de portas abertas para todos os aliados. “Não houve conversa nesse sentido [convite a Efraim], mas, de forma geral, todos os aliados do nosso campo são bem-vindos no PSD”, garantiu.

Pedro Cunha Lima revelou ainda que trabalha para uma possível candidatura ao governo da Paraíba em 2026, mas não descartou a ideia de disputar o Senado Federal, caso a candidatura ao Palácio da Redenção não se concretize. Nesse cenário, Cunha Lima deixou claro que sua candidatura ao Senado seria em parceria com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

“Se eu não for candidato ao governo, haverá um esforço para garantir uma chapa forte para deputado federal. Mas também existe a possibilidade, ainda que distante, de eu disputar o Senado. Quero deixar claro que tenho um compromisso com o senador Veneziano, e uma eventual candidatura ao Senado seria em dobradinha com ele”, destacou.

O ex-candidato ao governo estadual enfatizou que possui um compromisso firmado com o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, para fortalecer o partido na Paraíba.

Cunha Lima também abordou a possibilidade de haver mais de uma candidatura pela oposição nas próximas eleições, considerando essa estratégia como algo viável. “Em uma eleição de dois turnos, não vejo como algo ruim ter mais de uma candidatura pela oposição. O que não pode acontecer, como vimos em 2022, é a situação de um candidato que estava na oposição [Nilvan Ferreira], mas acabou se aliando ao grupo adversário no segundo turno”, criticou.

Fonte: Fonte83