O Instituto Data Ranking divulga, nesta segunda-feira (2), os resultados da primeira pesquisa de intenção de voto para as eleições de 2026 na Paraíba. De acordo com a consulta estimulada para o Senado Federal, publicada pelo portal Fonte83, o governador João Azevêdo (PSB) aparece na liderança, com 39,5% das citações dos entrevistados.
Em segundo lugar, o ex-governador e ex-senador, Cássio Cunha Lima (PSDB), com 27,3% das intenções de voto. Em terceiro, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), com 18,4%; em quarto, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 17,8%.
Em quinto, a senadora Daniella Ribeiro (PP), com 14,4% das intenções de voto, seguida pelo Pastor Sérgio Queiroz (NOVO), em sexto, com 8,1%. O deputado federal Mersinho Lucena (PP), é o sétimo, com 3,4%.
Não souberam ou não responderam, corresponde a 50,7% dos entrevistados, enquanto 20,4% afirmaram que não votariam em nenhum deles. O somatório do levantamento chega a 200% por se tratar de duas opções disponíveis ao Senado Federal para escolha do eleitor.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
NÚMEROS DETALHADOS
Pesquisa Estimulada – Senado Federal
– João Azevêdo: 39,5%
– Cássio Cunha Lima: 27,3%
– Ricardo Coutinho: 18,4%
– Veneziano Vital do Rêgo: 17,8%
– Daniela Ribeiro: 14,4%
– Sérgio Queiroz: 8,1%
– Mersinho Lucena: 3,4%
– Não sabe/ Não respondeu 50,7%
– Nenhum deles: 20,4%
Público pesquisado
A pesquisa abrangeu 2.000 eleitores entre os dias 25 e 29 de novembro, em 66 municípios paraibanos (veja a lista completa abaixo).
O levantamento teve como objetivo traçar um panorama político e administrativo do estado, fornecendo informações sobre as preferências do eleitorado para as eleições gerais de 2026.
Metodologia e abrangência
A pesquisa utilizou coleta de dados domiciliar e individual, seguindo critérios estratificados por sexo, faixa etária, nível de instrução e faixa de renda, com base no Censo 2022 e dados do TSE 2022. O processo foi rigorosamente acompanhado, com supervisão em 20% dos questionários aplicados.
Além de grandes centros urbanos, como João Pessoa e Campina Grande, o estudo incluiu os seguintes municípios: Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Rio Tinto, Mari, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Alhandra, Conde, Sapé, Pedras de Fogo, Lucena, Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, São Sebastião de Lagoa de Roça, Queimadas, Esperança, Alagoa Grande, Guarabira, Aroeiras, Alagoa Nova, Araruna, Remígio, Cuité, Areia, Bananeiras, Lagoa Seca, Ingá, Solânea, Soledade, Itabaiana, Monteiro, Serra Branca, Cabaceiras, Sumé, Taperoá, Juazeirinho, Boqueirão, Picuí, São João do Cariri, Santa luzia, Caturité, Patos, Pombal, Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, Condado, Paulista, Sousa, São José de Piranhas, Conceição, Teixeira, São João do Rio do Peixe, Juru, Itaporanga, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, São Bento, Brejo do Cruz, Uiraúna, Jericó, Imaculada, Tavares, Piancó, Coremas e Aparecida, garantindo um retrato amplo das intenções de voto no estado.
Sobre o Instituto Data Ranking
Com sede em Brasília, o Instituto Data Ranking possui vasta experiência em pesquisas mercadológicas e atua com empresas de grande porte no Brasil. Em 2022, o instituto criou um núcleo de inteligência voltado para pesquisas eleitorais e de gestão, reunindo ex-profissionais de institutos renomados como IBOPE, Datafolha e Paraná Pesquisas.
A divulgação dessa pesquisa marca mais um passo na preparação para o pleito de 2026, destacando as primeiras tendências do cenário político na Paraíba.
Fonte: Fonte83