PF apreende Ferrari em operação que mira ex-sócio de Nelson Wilians

A Polícia Federal (PF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (12), uma Ferrari vermelha durante operação de busca e apreensão contra Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians.

Tanto Wilians quanto o ex-sócio foram alvos de mandados na nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes em descontos ilegais aplicados a aposentados e pensionistas do INSS, reveladas pelo Metrópoles.

De acordo com relatórios do Coaf, entre 2019 e 2024 o escritório Nelson Wilians Advogados movimentou R$ 4,3 bilhões em operações suspeitas. Essas transações foram identificadas em Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) encaminhados à PF no âmbito da investigação sobre a chamada “farra do INSS”.

Além da Ferrari, a operação resultou em prisões preventivas. O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como operador do esquema, foi preso em Brasília. Já o empresário Maurício Camisotti foi detido em São Paulo, também suspeito de integrar o grupo.

Defesa

Em nota, Nelson Wilians afirmou colaborar com as autoridades e disse confiar na comprovação de sua inocência. Segundo a defesa, sua relação com um dos investigados é apenas profissional e os valores transferidos referem-se à compra de um terreno vizinho à sua residência, em transação considerada lícita.

A defesa de Maurício Camisotti classificou a prisão como “arbitrária” e denunciou que o empresário teve o celular retirado das mãos enquanto falava com o advogado. Os representantes afirmaram que adotarão medidas legais para reverter a prisão e garantir o respeito às garantias constitucionais.