Operação resultou na emissão de sete mandados de prisão preventiva e vinte de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Goiás, Pará, Tocantins e São Paulo.
Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal na Paraíba deu início à Operação Cognati, visando combater a lavagem de capitais de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio. A ação tem alcance em diversos estados, incluindo Paraíba, Goiás, Pará, Tocantins e São Paulo.
De acordo com informações levantadas pela polícia, os membros dessa organização movimentaram cerca de R$ 40 milhões entre 2018 e 2023, utilizando transferências, compras de diversos tipos de bens e outras atividades para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Durante as investigações, realizadas em 2023, foram apreendidos 500 quilos de cocaína em São Paulo, além de identificadas outras remessas de drogas, inclusive para a Paraíba.
A operação resultou na emissão de sete mandados de prisão preventiva e vinte de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Goiás, Pará, Tocantins e São Paulo, bem como no bloqueio de contas, sequestro de veículos, imóveis e apreensão de animais.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Entorpecentes de Campina Grande, na Paraíba, e estão relacionadas às operações Menoridade e Desmonte, que investigaram tráfico de drogas e armas em 2021 e 2023, respectivamente.
Os envolvidos serão responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros delitos identificados durante a investigação.