A Plenária Municipal foi espaço de debate político, mas sem aprovação de candidatura própria ou coligação.
A plenária de filiadas/os do PSOL João Pessoa não deliberou sobre nenhum aspecto político ou organizativo. Foi um espaço de importante debate e reflexão coletiva. A plenária foi realizada para cumprir determinação judicial que estabeleceu que a Direção Municipal convocasse plenária para debater com filiadas/os. A deliberação acontecerá na instância legítima (Convenção Eleitoral).
Na plenária o filiado Avenzoar Arruda tentou fazer uma aferição de voto desrespeitando a mesa conduzida por mim, Áurea Augusta, Presidenta Municipal e integrante do Setorial de Mulheres do PSOL, e Alisson Ramos, Secretário Geral e membro do Setorial de Negritude do PSOL. O objetivo foi estabelecer um falso fato.
Buscando estabelecer os verdadeiros fatos, reafirmo, não aconteceu aclamação, não aconteceu votação, não tivemos decisão em plenária. O debate segue para decisão na convenção do PSOL.
A definição do PSOL sobre unidade da esquerda ou candidatura própria acontecerá no sábado (27/07) em Convenção Eleitoral composta pelos/as integrantes do Diretório Municipal do PSOL da capital, conforme deliberação unânime da própria instância, método adotado em todas as eleições anteriores nas quais o partido participou, seja no âmbito de João Pessoa ou Estadual. A Convenção contará com integrante da Direção Nacional do PSOL.