PRF investiga denúncias de racha entre carros e motos na BR-230, na Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta segunda-feira (27) que está apurando denúncias sobre a realização de ‘rachas’ no Distrito de Cajá, localizado no município de Caldas Brandão, na Paraíba. Os relatos surgiram após a circulação de vídeos nas redes sociais durante o último fim de semana.

Apesar das imagens que indicariam a prática criminosa, a PRF esclareceu que não foi acionada, em tempo real, por meio do telefone de emergência 191. Além disso, durante as rondas ostensivas realizadas na região, nenhuma atividade suspeita foi flagrada pelas equipes.

Em nota, o órgão alertou que a prática de racha representa um risco grave à segurança viária, além de configurar crime, conforme o artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A legislação prevê detenção de seis meses a três anos, multa de R$ 2.934,70 e suspensão ou proibição da habilitação para dirigir. A pena pode ser agravada em casos que resultem em lesões graves ou morte.

A PRF reforçou que intensificará a fiscalização nas rodovias federais e em áreas de interesse da União, com o objetivo de prevenir esse tipo de conduta. A corporação também destacou a importância da colaboração da população, incentivando que denúncias anônimas sobre rachas ou condutores envolvidos nessas atividades sejam feitas pelo número 191.

Fonte: Paraíba Já