A Região Metropolitana do Recife se tornou, desde 2022, um destino para mulheres vindas da Rússia que vêm grávidas para cá para dar a luz pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, elas chegam a pagar por pacotes de até US$ 6,5 mil – o equivalente a quase R$ 33 mil.
Esse tipo de viagem é oferecido por um casal de russos que criou um site: o Brazil Papa. A prática permite, por exemplo, que os imigrantes russos consigam o passaporte brasileiro, que dá acesso a mais de 160 países sem visto, como destaca os responsáveis pelas viagens. Segundo o eles, pelo menos 100 famílias já vieram para o país desde 2022 com este serviço.
“Temos feitos muitos partos, nos hospitais das redes municipais vinculadas ao SUS, de mulheres russas. Esse crescimento nos chamou a atenção, até porque não parecia uma mera coincidência”, comentou uma médica obstetra que não quis se identificar. O pacote “VIP” vendido pela Brazil Papa inclui despesas como consultas pré-chegada, além de recepção no aeroporto com alimentos e chip de celular e assistência para encontrar aluguel.
Já no âmbito da saúde, o pacote prevê registro no SUS, que é gratuito. Além disso, engloba apoio para encontrar uma unidade de saúde para realização de exame, tradução de consultas (limitadas a cinco), registro na maternidade e suporte para exames como ultrassonografia.
O casal também cobra para a emissão de documentos gratuitos, como CPF e certidão de nascimento. O serviço inclui, ainda, tradução de documentos e taxas estaduais “para solicitar uma autorização de residência para uma família de até 4 pessoas”. Quem efetua a compra também tem direito a usufruir de um curso, auxílio para abrir uma conta bancária e acesso a “uma seleção com curadoria de mais de 250 dos melhores lugares do Recife”.
Fonte: Diário de Pernambuco