Senador Marcos do Val é recebido pela PF e usará tornozeleira eletrônica após voltar dos EUA

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi recebido pela Polícia Federal ao desembarcar em Brasília nesta segunda-feira (4) e deverá passar a usar tornozeleira eletrônica. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o parlamentar desobedecer uma ordem judicial que impedia sua saída do país.

Apesar da determinação de apreensão do passaporte em agosto de 2024, Do Val embarcou para os Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático que ainda estava sob sua posse. Durante a viagem, ele publicou nas redes sociais uma imagem segurando o documento vermelho oficial e afirmou ter sido acolhido pelos EUA também como cidadão americano. “Os Estados Unidos tomaram outra atitude. Reconheceram, reafirmaram e ampliaram minha função diplomática”, escreveu o senador, em perfil bloqueado no Brasil por ordem do STF.

A viagem descumpriu medidas cautelares impostas no âmbito da Operação Disque 100, que investiga ataques virtuais a agentes da Polícia Federal que atuam em inquéritos ligados ao STF. Além da apreensão do passaporte, Moraes também havia determinado o bloqueio das redes sociais de Do Val, que utilizou o acesso internacional para continuar se pronunciando.

A Primeira Turma do STF já havia negado, por duas vezes, recursos do senador para reaver o passaporte comum. A assessoria do parlamentar foi procurada, mas ainda não se manifestou. O espaço segue aberto.