Auditores com auxílio do Ministério Público, em Itaporanga, pediram autorização da Justiça para arrobarem a caixa e conferirem a existência do valor.
Auditores do Tribunal de Contas do Estado estão desde às 8 horas da manhã, desta quarta-feira (12), tentando conferir a existência de R$ 500 milhões no cofre da prefeitura de Boa Ventura, no Vale do Piancó.
Ao Conversa Política, o presidente do TCE, Nominando Diniz, afirmou que os auditores, com auxílio do Ministério Público, em Itaporanga, pediram autorização da Justiça para arrobarem a caixa e conferirem a existência ou não dos valores.
O montante havia sido declarado pela prefeitura.
Segundo presidente, no início da manhã, os auditores foram recebidos pela ex-secretária de Finanças da cidade. Mas ela pediu um tempo para chamar a secretária atual.
O problema é que ninguém voltou e nenhum funcionário da prefeitura foi encontrado para abrir o cofre.
Advogados da gestão, segundo ele, foram até o TCE pedir para que não fosse realizada a fiscalização hoje, mas, de acordo com Nominando, o pedido não foi aceito porque não havia justificativa plausível.
“Nós só queremos conferir a existência do dinheiro ou de documentos que comprovem o uso”, afirmou ao Conversa Política.
Até às 15h40, auditores do TCE e o promotor da região aguardava decisão da Justiça para que fosse autorizada uma ação mais enérgica já que houve um “sumiço” geral.