O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Coremas, Irani Alexandrino, para explicar o gasto de R$ 3.401.449,81 com combustível. As possíveis irregularidades nas despesas são relacionadas ao fornecimento de combustíveis no exercício financeiro de 2022 e 2023.
Segundo informações constantes no sistema eletrônico Sagres do TCE, a despesa total com a aquisição de combustíveis foi crescendo vertiginosamente ao longo da administração do prefeito Irani Alexandrino.
Para o TCE, não foi registrado um motivo específico que justifique o crescimento desproporcional, especialmente quando se tem em conta a população da cidade com pouco mais de 14 mil habitantes.
A auditoria do TCE apontou também que após análise do controle de combustíveis, verificou-se que as informações do controle interno são inconsistentes, faltando elementos essenciais, como quilometragem inicial e final para os veículos, e horas inicial e final para as máquinas, impossibilitando conhecer os quilômetros anualmente percorridos, ou as horas trabalhadas das máquinas.
O conselheiro Fernando Rodrigues Catão convocou o prefeito Irani Alexandrino para apresentar defesa sobre as despesas não comprovadas com consumo de combustíveis nos veículos e máquinas no valor de R$ 3.401.449,81, causando prejuízo ao erário.
Fonte: Fonte83