Em 12 de outubro de 2019 na Arena Unifacisa, em Campina Grande, o Jacaré fazia uma estreia marcante na principal liga do basquete nacional. De lá para cá, a Unifacisa se consolidou e, em 2024, completa cinco anos desde a sua primeira participação no Novo Basquete Brasil (NBB).
Após conquistar o título da Liga Ouro em 2019, a equipe campinense também garantiu o acesso para participar da elite do basquete nacional pela primeira vez. O feito aconteceu contra o time do São Paulo, em partida fora de casa. O resultado final foi de vitória por 80 a 78.
O Jack foi o primeiro time paraibano a ser campeão da liga de acesso e que levou o estado ao topo do basquete nacional. A partida de estreia no NBB foi contra o Rio Claro-SP, em casa, e terminou com o placar final de 101 a 86. Além disso, é o pioneiro entre as equipes do nordeste a alcançar a Liga de Ouro.
Desde 2019, são seis temporadas no NBB. A melhor campanha da Unifacisa foi em 2023/24, com 24 vitórias em 39 disputas. Neste período, já realizou 186 partidas.
Inspirado nos grandes clubes da NBA, a Unifacisa surgiu em 2012 e já alcançou títulos importantes no basquete. Na Paraíba, o time venceu sete títulos estaduais. A nível nordeste, o Jacaré é bicampeão. Além disso, também foi campeão da Super Copa do Brasil.
Em um time de muita história e longa caminhada, também já passaram bastante jogadores durante estes cinco anos no NBB. Porém, Antônio, ala do time, esteve presente no primeiro ano do acesso e se tornou o atleta que mais vestiu a camisa do Jack na competição, participando de cinco das seis temporadas disputadas pela Unifacisa no Novo Basquete Brasil.
“Estávamos muito empolgados para a estreia. Fizemos uma pré-temporada intensa e bem diferente, o time estava bastante motivado. O primeiro turno foi muito bom, o ambiente era ótimo e todos queriam fazer o projeto dar certo”, falou o jogador após relembrar a emoção do time com o acesso.
Antônio se tornou um dos atletas mais queridos pelos torcedores, atuou em 135 jogos pelo Jack. Destas, apenas cinco não foram pelo NBB. O jogador criou laços com a torcida e hoje já considera o time a sua segunda casa. O apoio dos torcedores na Arena Unifacisa é uma das recordações que o ala destaca ao longo da trajetória na equipe.
A torcida é muito acolhedora, dá muito apoio, torce independentemente do desempenho do time, se está ganhando ou perdendo. Eu valorizo demais isso neles e faço questão de interagir com todos. Para ser bem sincero, eu acho que devo muito à torcida e à instituição. Por isso, entro em quadra pensando em ganhar e dar o meu máximo, para tentar retribuir, de alguma forma, todo esse carinho.
Apesar do momento de comemoração pelos cinco anos no Novo Basquete Brasil, o time vive um período difícil na competição deste ano. o Jacaré venceu apenas três jogos dos dez que disputou até agora. Depois de uma sequência de cinco partidas com derrotas, venceu a terceira partida contra o São Paulo na última rodada.
Além dos desafios para manter uma boa sequência, o time ainda tenta se reajustar com as novas estratégias do técnico Pablo Costa, recém-chegado na equipe e que teve pouco tempo de trabalho. Agora, com a pausa de 12 dias na competição, a Unifacisa pode aproveitar o período para rever os métodos e encontrar soluções para conseguir se manter vivo no NBB.
Entre as campanhas que fez desde que chegou na 1ª divisão, nos seis primeiros jogos, a temporada deste ano se iguala a da edição 2020/21, em que a equipe venceu dois e perdeu quatro das partidas disputadas.
O próximo duelo do Jack após a pausa é contra o Bauru Basket, em São Paulo, no Ginásio Pedrocão. A partida será no próximo sábado (30), às 18h.
Fonte: Arena Correio