Levar o celular para o banheiro pode parecer um hábito inofensivo, mas um estudo recente da revista científica PLOS One mostrou que essa prática está diretamente associada ao aumento de hemorroidas. Segundo a pesquisa, quem usa o smartphone enquanto está sentado no vaso sanitário tem 46% mais chance de desenvolver o problema.
A gastroenterologista Trisha Pasricha, da Escola de Medicina de Harvard, uma das autoras do estudo, explica que o risco surge porque as pessoas passam muito mais tempo sentadas no vaso quando estão mexendo no telefone. E essa permanência prolongada gera pressão extra em estruturas sensíveis da região.
Nos testes, 125 adultos relataram seus hábitos no banheiro antes de uma colonoscopia preventiva. Metade dos usuários de celular admitiu ficar no vaso mais tempo do que o necessário por causa do aparelho.
A médica reforça que o vaso sanitário não oferece apoio adequado ao assoalho pélvico, ao contrário de uma cadeira comum. Com menos suporte, a pressão sobre os músculos, os tecidos que sustentam as hemorroidas e as próprias veias hemorroidárias aumenta — favorecendo inflamação, dor, coceira e até sangramento.
Todos têm hemorroidas, mas elas só se tornam um problema quando sofrem aumento devido ao esforço ou ao tempo prolongado sentado. E, segundo os pesquisadores, o celular tem sido um dos principais responsáveis por esse tempo extra no banheiro.