As praias de Tambaú, do Bessa 1, do Seixas e da Penha em João Pessoa e na Grande João Pessoa apresentaram queda significativa em sua qualidade da água, conforme avaliação de órgãos ambientais estaduais e municipais, divulgada hoje pela Folha de SP e apurada pelo @blogmauriliojunior.
A praia de Tambaú, que em 2020 era considerada boa, agora é classificada como regular. A praia do Bessa 1, localizada em frente à desembocadura do Maceió do Bessa, que também era considerada boa em 2020, é agora considerada ruim.
Apenas a praia do Bessa 2, próxima ao retão de Manaíra, foi classificada como boa em João Pessoa. A praia da Penha foi classificada como péssima, e a do Seixas, como ruim.
O cenário acende um alerta para os banhistas, especialmente com a chegada do verão, que começa neste sábado (21). Entre as praias que foram avaliadas entre 2016 e 2019 e de 2021 a 2024, apenas Coqueirinho e Jacumã, no Conde, e a Praia de Campina mantiveram a boa qualidade.
A praia de Baía da Traição, que em 2019 era considerada regular, passou a ter boa avaliação desde 2020, o mesmo acontecendo com as praias de Lucena e Carapibus. Já a praia de Formosa, em Cabedelo, apresenta água de qualidade regular, assim como Tambaba, que antes era considerada boa, mas agora é classificada como regular. Tambaba é conhecida por possuir uma área destinada ao nudismo.
Veja a avaliação completa das praias paraibanas
Fonte: Maurílio Júnior