O Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu a doação de 48 leitores biométricos do Tribunal Regional Eleitoral. Os equipamentos vão ser usados no registro de comparecimento do custodiado nas unidades judiciárias.
O termo de doação foi assinado na tarde desta quarta-feira (29) entre o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, e a presidente do TRE, desembargadora Agemenilde Dias.
O ato de assinatura contou com as presenças das juízas auxiliares da Presidência, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka, e do coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino Sá.
O presidente do TJPB, João Benedito, agradeceu ao TRE pela cessão dos equipamentos. “Isso aqui vai nos dar maior eficiência na coleta das assinaturas das pessoas que são custodiadas e comparecem periodicamente ao Fórum para assinar a presença deles,” afirmou.
Já a presidente do TRE, Agemenilde Dias, destacou a parceria institucional com o Poder Judiciário estadual. “O Tribunal de Justiça é a nossa casa mãe e o TRE tem esse olhar de reforço e de aprimoramento dessa parceria”, frisou.
O coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino, informou que o projeto piloto será levado inicialmente para o Fórum Criminal de João Pessoa e na medida do possível será expandido para outras unidades.
Ele disse que o equipamento vai ser muito útil para o controle de acesso do custodiado. “A base do controle de acesso é você ordenar todo o trânsito dele na unidade judiciária. Com esse equipamento a gente vai ter mais celeridade, mais eficiência e praticidade para o custodiado na apresentação mensal dele nas unidades judiciárias”, afirmou.