As academias ao ar livre serão instaladas em diferentes pontos da cidade, todas seguindo o padrão do espaço instalado no Cabo Branco.
O prefeito Cícero Lucena garante em seu Plano de Governo que vai construir mais oito academias no modelo existente na Orla de Cabo Branco, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). Ele também assegura a ampliação do Programa ‘Campeões do Amanhã’ de 18 para 21 modalidades.
As academias ao ar livre serão instaladas em diferentes pontos da cidade. Elas dispõem de professores, incentivando a prática de atividades físicas e promovendo um estilo de vida saudável.
A academia da Orla do Cabo Branco conta com equipamentos de musculação, treinamento funcional, dança, alongamento e yoga. Também oferece projetos de natação no mar e assessoria de corrida, juntamente com futebol, futevôlei e vôlei de praia.
O espaço é aberto para a população todos os dias, com orientação de profissionais da Sejer, das 5h às 10h e das 15h às 21h durante a semana, e das 6h às 10h e das 15h às 20h aos domingos.
Já o projeto ‘Campeões do Amanhã’ busca proporcionar a capacidade de educar, disciplinar, promover interação e transformar pensamentos. Esta iniciativa visa incluir mais jovens em atividades esportivas, promovendo a inclusão e a descoberta de novos talentos.
A ideia é também incentivar o talento esportivo: alunos atletas, praticantes de modalidades olímpicas e paralímpicas.
Os alunos da Rede Municipal de Ensino têm acesso gratuito a aulas de beach tennis, basquete, futsal, polo aquático, triathlon, judô, parajiu-jitsu, jiu-jitsu, capoeira, futebol, voleibol, vôlei de areia, ginástica rítmica, handebol, canoagem olímpica, canoagem oceânica, tênis e jogos eletrônicos.
As aulas de natação são realizadas no Centro Administrativo Municipal (CAM) e no Unipê, ambos no bairro de Água Fria. Já a natação no mar ocorre no Cabo Branco (em frente ao hotel do Sesc). As práticas esportivas da modalidade atendem, hoje, a 425 alunos, com aulas de segunda a sexta-feira.