Paraíba ficará sem tropas federais no segundo turno das Eleições 2024

Paraíba ficará sem tropas federais no segundo turno das Eleições 2024

Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições de 2024. Conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovada nesta terça-feira (22), apenas três municípios brasileiro terão reforço na segurança.

O segundo turno das eleições municipais ocorrerá no próximo domingo (27) e, de acordo com o TSE, as Forças Armadas serão enviadas para garantir a segurança em algumas cidades, mas a Paraíba não está entre as localidades contempladas.

Com a aprovação, ManausFortaleza e Caucaia (CE) receberão soldados para assegurar a normalidade do pleito. O envio de tropas federais ocorre quando um município comunica à Justiça Eleitoral que não possui efetivo policial local suficiente para garantir a segurança durante as eleições. A responsabilidade pela logística da operação cabe ao Ministério da Defesa.

No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros, incluindo a Paraíba, que recebeu apoio militar em sete municípiosPaulistaPombalSão BentoItabaianaCabedeloBayeux e Fagundes.

No próximo domingo, aproximadamente 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios retornarão às urnas para eleger seus prefeitos. Na Paraíba, os municípios de João Pessoa e Campina Grande são os únicos elegíveis para segundo turno por conta do número de eleitores.

Fonte: Polêmica PB