João Pessoa alcança 100% de cobertura 5G e se torna referência em tecnologia

João Pessoa alcança 100% de cobertura 5G e se torna referência em tecnologia

João Pessoa atingiu, nesta semana, a marca de 100% de cobertura 5G, tornando-se a primeira cidade da Paraíba a oferecer a internet móvel de quinta geração em todos os seus 65 bairros. A tecnologia promete não apenas uma internet mais rápida, mas também abrir portas para diversas aplicações inovadoras, como iluminação e segurança públicas, além de serviços como telemedicina.

    Embora o 5G já estivesse disponível em algumas áreas da cidade há dois anos, a expansão foi concluída recentemente pela TIM Nordeste, que foi a primeira operadora a atingir todos os bairros da capital. O anúncio foi feito ontem, em uma reunião com o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, e executivos da operadora. Além da capital, a TIM também ativou o 5G em outras cidades do estado, como Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira e Santa Rita.

    Gustavo Maciel, gerente de redes da TIM Nordeste, afirmou que a cobertura é igual em todos os bairros de João Pessoa, garantindo uma experiência consistente para os usuários. A TIM possui 1,4 milhão de linhas ativas na Paraíba e 35,77% de participação de mercado, com 91 antenas licenciadas em João Pessoa e 116 em todo o estado.

    De acordo com Bruno Talento, diretor comercial da operadora, os paraibanos têm adotado rapidamente a tecnologia, com o tráfego de dados no 5G já alcançando 23,26% do total na capital. Ele destacou que o crescimento da demanda foi mais acelerado do que o observado na implementação do 4G, que levou cerca de quatro anos para alcançar uma proporção semelhante de tráfego.

    “Hoje celebramos duas conquistas: a cobertura 4G em todos os municípios da Paraíba e, agora, a chegada do 5G a todos os bairros de João Pessoa. Isso abre um leque de novas possibilidades, especialmente para os polos tecnológicos de João Pessoa e Campina Grande”, afirmou Talento.

    Ele também mencionou o potencial das cidades inteligentes, destacando projetos que já estão sendo implementados em outras localidades, como o controle inteligente da iluminação pública e a utilização de câmeras de segurança com reconhecimento facial, ambos viabilizados pela tecnologia 5G. Segundo Talento, esses avanços podem ser explorados em João Pessoa, que possui forte vocação para o desenvolvimento de tecnologia e inovação.

    Fonte: Paraíba Businesse